Vale a leitura

por Luis Borges 16 de novembro de 2014   Vale a leitura

Frete grátis – O impulso caminha na contramão da estratégia. Por não ter consciência desse fundamento, o consumidor compulsivo (ou impulsivo) gasta cada vez mais e sem necessidade. Ele vai à loucura quando vê alguma oferta de qualquer natureza que lhe passa a enganosa sensação de estar levando vantagens, e é claro, sem calculá-las. É o alerta deste interessante artigo de Samy Dana e Carolina Ruhman Sandler, publicado no blog “Caro dinheiro”.

Analfabetos científicos – A universalização do acesso ao ensino fundamental e médio está permanentemente na pauta da sociedade brasileira, lastreada na crença de que a educação é a base de tudo. A qualidade do ensino e as condições de trabalho para quem nele atua são sempre apontadas como problemáticas. Surge como resultante o analfabetismo funcional, na medida em que muitas pessoas, por exemplo, têm dificuldades para ler e entender o que leram. No mundo das ciências isso também não é diferente. O Índice de Letramento Científico (ILC) é o indicador que nos mostra isso, conforme consta neste artigo de Thais Paiva publicado em Carta Capital.

O que esperar da Previdência Social? – A longevidade dos brasileiros está aumentando e a Previdência Social dá sinais claros de que não dará conta de cumprir a sua missão. Como viver e sobreviver com uma aposentadoria que vai de R$ 724,00 mensais, recebida por 2/3 dos aposentados, até o teto de R$ 4.300,00, inatingível devido aos índices de atualização aplicados pelo INSS? Leia neste artigo de Sofia Fernandes os resultados de uma pesquisa mostrando que 46% das pessoas ouvidas não esperam contar com a Previdência Social.

Segregação nas redes sociais – Nesse momento as redes sociais estão em evidência no cotidiano das pessoas e recebendo questionamentos por diversos conteúdos que nelas transitam, bem como confrontos entre classes e segmentos. Uma oportunidade para melhor compreender e analisar esse fenômeno e seu processo está na tese de doutorado intitulada “Cultura informacional e distinção: a orkutização sob o olhar da Ciência da Informação”. Ela é de autoria de Ruleandson do Carmo Cruz e foi defendida no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFMG em 30 de setembro, dia em que a morte do orkut foi oficializada.

  Comentários

Publicado por

Publicado em