Vale a leitura

por Luis Borges 25 de setembro de 2017   Vale a leitura

Balanço da corrupção

Quando, em 2014, a operação Lava Jato começou a apuração de denúncias de corrupção na Petrobras falava-se muito que a ponta do iceberg já estava à vista. Agora, três anos e meio depois, muita coisa já veio à tona e algumas até já tiveram consequências. Mas que balanço da corrupção pode ser feito agora? O economista Gil Castelo Branco apresenta a sua percepção no artigo As tetas do Estado e a corrupção, publicado pela ONG Contas Abertas.

A soma dos valores que podem ser “comercializados” entre políticos e empresários é impressionante. O BNDES, por exemplo, recebeu cerca de R$ 500 bilhões do Tesouro, entre 2008 e 2014, para diversas finalidades, entre as quais fomentar “campeões nacionais” que se tornariam gigantes nos seus setores e competiriam, com vantagens, internacionalmente. Quanto valia um “padrinho” para facilitar o acesso a essa bolada?

Outro foco de corrupção envolve as 151 empresas estatais que movimentam cerca de R$ 1 trilhão por ano. Atuam com muito dinheiro, muita ingerência política e pouca transparência. Entre 2003 e 2014, dos cerca de 890 mil contratos da Petrobras, 784 mil foram celebrados com dispensa de licitação. Não por acaso, políticos, engalfinham-se por cargos em suas diretorias. O procurador do Ministério Público de Contas junto ao TCU, Júlio Marcelo, levanta a questão: “Por que não vender Banco do Brasil, Caixa, Petrobras e outras mais de 400 empresas públicas, federais, estaduais e municipais, que gravitam em tomo do Estado Brasileiro?”

Cobrança abusiva

Se a visita telefônica de um operador de telemarketing incomoda ao oferecer um bem ou serviço, imagine o dissabor que também é receber do operador a cobrança de uma dívida vencida há mais de 15 dias ou já passando dos 90? Cobrança de dívidas é o que aborda Filipe Gonçalves no artigo Empresa não para de ligar para cobrar? Mesmo quem está devendo tem direitos, publicado pelo UOL economia.

Ficar endividado e com o nome sujo na praça costuma ser desconfortável e motivo de preocupação, mas a situação pode ficar ainda mais incômoda quando as empresas credoras começam a cobrar de uma forma abusiva quem está devendo.

As “táticas” usadas vão desde ligar várias vezes no mesmo dia ou em horários indesejáveis, ameaçar entrar na Justiça contra o cliente, sugerir que o devedor pegue dinheiro emprestado com conhecidos ou até fazer piada sobre a situação.

Lentidão que irrita

É muito comum uma situação em que o computador de alguém fica lento e é mais comum ainda o xingo que o seu usuário acaba soltando no ar. Quais são as causas dessa lentidão e o que pode ser feito para atenuar seus efeitos? É o que mostra Fábio Andrighetto em seu artigo Seu computador está lento? Nem sempre a culpa é da conexão, publicado pelo portal UOL.

Um computador pode ser ou estar lento, basicamente, por dois fatores: a conexão ou o computador. Se for o primeiro, existem muitos aplicativos que medem a velocidade da rede e não deixam muita margem para a dúvida. Na maioria das vezes, no entanto, isso nem mesmo é necessário. Se seu computador só está lento em operações que envolvem a rede, muito provavelmente o seu problema é a conexão.

Quando a rede está funcionando bem, o problema pode ser o computador. Ele pode estar obsoleto para acompanhar as mudanças ou apresentar algum defeito, seja em hardware ou software. Se for pelo segundo motivo, tome algumas medidas para aliviar a carga do computador. Assim, você vai poder navegar com mais agilidade.

  Comentários

Publicado por

Publicado em