Curtas e Curtinhas

por Luis Borges 28 de setembro de 2022   Curtas e curtinhas

Telemarketing ativo – 60 mil vagas a menos

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) passou a exigir, a partir de março, a identificação com o prefixo 0303 das ligações de telemarketing ativo.

De lá para cá, em torno de 40% a 50% das chamadas deixaram de ser atendidas pelos usuários, segundo a ABT, Associação Brasileira de Telesserviços. Ainda de acordo com a entidade, aproximadamente 60 mil empregados será o número de demitidos até o final de setembro. Até julho, esse número já era de 23 mil pessoas, sendo 80% no estado de São Paulo.

Entre os que mais usam esse serviço estão as operadoras de seguros, planos de saúde, administradoras de cartão de crédito e serviços de telefonia e internet. Obviamente, as dificuldades desses setores para fazer contatos com seus clientes estão cada vez maiores diante do alívio trazido pelo prefixo 0303.

Sistema Único de Mobilidade – SUM

A quinta-feira 22 de setembro marcou a chegada da primavera ao Hemisfério Sul e o dia mundial sem carro. Cerca de 140 entidades da sociedade civil organizada e alguns pesquisadores aproveitaram a data para lançar um manifesto propondo a criação do Sistema Único de Mobilidade – SUM.

A proposta é que o sistema integre a União Federal, os Estados e os Municípios num modelo semelhante ao do SUS. Também fazem parte das proposições a distribuição de recursos de maneira integrada entre os três níveis de governo, o controle público sobre dados de bilhetagem eletrônica e promoção de linhas de financiamento para implementar infraestruturas de transporte público.

O objetivo dos signatários é colocar um manifesto no contexto do debate do projeto de lei 3278/2021, que trata do marco legal da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que está em tramitação no Senado Federal.

Será que a coisa vai andar?

O Crescimento do setor de seguros

Quantos e quais são os seguros que você faz anualmente para bens como residências e veículos, por exemplo ?

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg) estima que a arrecadação do setor crescerá 13,7% nesse ano e chegará a quase R$ 350 bilhões. Desse montante estão excluídos o setor de saúde e o DPVAT.

Um dos mais representativos grupos em termos de arrecadação é o grupo de automóveis cuja demanda deverá crescer 26% no ano.

Por sua vez, o seguro rural, que já cresceu mais de 40% em 12 meses até junho na comparação com o período anterior, deve fechar o ano em alta de 23,8%. A demanda firme desde 2021 tem a ver com a precaução dos produtores diante dos extremos climáticos, além da subvenção para contratação de suas coberturas.

Salários e penduricalhos nos Tribunais de Contas do Sudeste

A Associação Contas Abertas, o IPC e o Observatório Político pesquisaram e divulgaram nesse mês a remuneração dos Tribunais de Contas da região sudeste, que pode ser acessada aqui. Anteriormente foram divulgados os da região sul e centro-oeste. Existe a expectativa para a divulgação das regiões norte e nordeste bem como do Tribunal de Contas da União (TCU) até o final do ano.

O relatório aborda o artigo 39 da Constituição Federal, que trata do teto salarial do funcionalismo, os benefícios da carreira, a responsabilidade fiscal e a necessária moralidade administrativa. Especificamente entre os benefícios, chamados penduricalhos, são citados auxílio alimentação, auxílio creche, auxílio saúde, reembolso de planos de saúde, automóveis e cotas de combustível, gastos com telefones, verbas para computadores, despesas com segurança pessoal, pagamentos de cursos, sessenta dias de férias e venda de parte delas, licenças-prêmio etc.

Como se vê, a discussão obre as castas do serviço público ainda vai longe.

  Comentários

Publicado por

Publicado em