A saúde psicossocial

por Convidado 3 de outubro de 2022   Convidado

*por Sérgio Marchetti

Todos sabemos que a saúde ocupacional é exigida em programas obrigatórios por lei, como o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), além das exigências discriminadas nas 36 Normas Regulamentadoras (NRs) previstas na Portaria nº 3.214.

Mas quero, meu saudável leitor, falar da saúde psicossocial que foi fortemente abalada e que merece atenção especial e cuidados para minimizar as doenças  psicológicas na vida pessoal e nas empresas. Independentemente do nome que possamos dar, o que tenho observado em meus trabalhos é que a saúde das pessoas, em todos os sentidos, sofreu uma agressão das mais intensas, em todos os âmbitos e lugares, justificando, assim, o nome de pandemia.

As pessoas estão fragilizadas. E ainda, neste momento, vivemos um processo político recheado por um elenco de péssimos atores, onde ditadores sem nenhum talento fazem o papel de democratas, se apropriando de setores essenciais da sociedade para difundirem um enredo atulhado de mentiras, desprezando valores como a verdade,  o jornalismo ético, a família e a honestidade e tornando normal ofensas políticas, alianças com inimigos, discursos falsos, hipocrisia, corrupção, ingerências de poderes, perseguições e autoritarismo como práticas cotidianas no vale-tudo da asquerosa política em busca do totalitarismo. Por isso, julgo de fundamental importância discutirmos a inserção do tema saúde psicológica em cursos e treinamentos organizacionais, visando alertar não só empresas, mas toda a sociedade para que a saúde mental, tão afetada por doenças e interesses de determinadas partes, possa ser trabalhada, restituindo assim, aos jovens, o direito sagrado de escolherem o mundo que desejam para eles e para seus filhos. “Deixa-nos sozinhos, sem um livro, e imediatamente ficaremos confusos, vamos perder-nos; não saberemos a quem aderir, a quem nos ater, o que amar e o que odiar, o que respeitar e o que desprezar…” (Fiódor Dostoiévski )

Por tudo isso, mais do que a integração das práticas de saúde assistencial e saúde ocupacional, se faz urgente a reabilitação dos profissionais envolvendo a recuperação da autoconfiança, motivação, aprendizagem e aquisição de saberes fora da cartilha delimitadora de novas metodologias. Para essa finalidade, sugerimos a utilização de acompanhamento psicológico, mentoria, trabalho de coaching e outras condutas que poderão alcançar resultados efetivos nas organizações como: colaboradores mais saudáveis, motivados, seguros, atualizados, dispostos, engajados, produtivos e felizes.

Para a eficácia dos recursos elencados e o alcance desses objetivos, poderemos contar com os fundamentos da Inteligência Emocional e da Psicologia Positiva, entre outros, visando estudos das características adaptativas, como resiliência, esperança, sabedoria, criatividade, coragem e espiritualidade que, a nosso ver, são mecanismos valiosos para se obter êxito na nova caminhada.  Lembrando que a qualidade de vida no ambiente corporativo não fica restrita ao espaço de trabalho. Tem reflexos na vida em sociedade, no bem-estar e no comportamento das pessoas, da mesma forma que no ambiente organizacional.

A hostilidade, intolerância e violência são efeitos de causas que nenhuma autoridade tem trabalhado. Então, caros apaziguadores leitores, julgo que, quando se tem uma vontade, os obstáculos se tornam menores e, com as providências sendo tomadas e os resultados alcançados, a adesão é automática porque o movimento humano ainda tem efeito manada. Minha crença é a de que colaboradores felizes, num ambiente saudável, que os permitam praticar seus valores e gerar resultados, serão sempre premiados por desfechos gratificantes. O homem, em sua natureza, precisa de liberdade, ser aceito, fazer parte, pertencer. Depois, ser reconhecido e, assim, poderá encontrar a felicidade.

*Sérgio Marchetti é educador, palestrante e professor. Possui licenciatura em Letras, é pós-graduado em Educação Tecnológica e em Administração de Recursos Humanos. Atua em cursos de MBA e Pós-Graduação na Fundação Dom Cabral, B.I. International e Rehagro. Realiza treinamentos para empresas de grande porte no Brasil e no exterior. www.sergiomarchetti.com.br.

  Comentários

Publicado por

Publicado em