A vida em fotografias – Sobra lixo, falta educação

por Luis Borges 30 de setembro de 2014   A vida em fotografias

A educação é a base de tudo, mas ela começa e prossegue em casa, com a família, e é complementada pela escola, pelo trabalho e pela sabedoria trazida pelos experimentos da vida. Tudo isso é muito bonito enquanto crença e fundamento, mas é chocante o que a fotografia postada a seguir nos mostra.

Acúmulo de lixo / Foto: Sérgio Verteiro

Acúmulo de lixo / Foto: Sérgio Verteiro

Talvez você se lembre deste post, de 23 de julho deste ano, que mostra o mesmo local acima. Naquela época, havia muito lixo no local. Ele foi limpo pela SLU, mas pouco tempo depois estava cheio novamente.

Fica claro, por esse exemplo, que não basta a retirada periódica dos resíduos do local pela Superintendência de Limpeza Urbana do Município. Se em casa deve ser cumprido o padrão que determina a colocação do saco de lixo na rua somente nos dias da coleta domiciliar e o exemplo deve vir dos pais, cabe também à Administração Municipal no mínimo voltar a fazer as campanhas educativas de outrora. Alegar falta de recursos financeiros não vale, pois a taxa de coleta de lixo foi reajustada em 45% nesse ano, além de ter sido atualizada pelos índices inflacionários nos anos anteriores. Aqui nem estou falando em coleta seletiva ou locais de entrega voluntária (LEV), quase desaparecidos da cidade. Quem sabe assim as pessoas se sintam mais estimuladas a jogar o lixo no lixo, nos dias e locais corretos.

  Comentários

Publicado por

Publicado em