Vale a leitura
Racionamento de água
Falta de planejamento e gestão são causas importantes da crise hídrica brasileira. Apesar de todas as dificuldades dos governos estaduais para assumir que o problema existia já em 2014, ou mesmo antes, fato é que no início deste ano não deu mais para esconder. Muitos meses depois, já próximos do novo período chuvoso, há transparência sobre a real situação do seu estado?
Em Minas, aguarda-se para 20 de dezembro a entrega da obra que ampliará a capacidade do sistema Rio Manso. Com ela, promete-se que estará assegurado o abastecimento de água para as próximas décadas. Neste texto do Balaio do Kotscho, leia mais sobre o racionamento que já afeta 1/3 dos paulistanos.
Fazendo em casa
Preparar sua alimentação em casa, usando receitas próprias ou de outras fontes traz, imagino eu, um misto de lazer, satisfação e prazer para quem gosta de cozinhar. Indo na mesma linha, acho que deve ser muito legal montar um móvel a partir de pedaços de madeira, usando procedimentos bem orientativos. O mesmo para instalar eletroeletrônicos ou desenhar e costurar a própria roupa. Possibilidades desse tipo são mostradas pelo artigo O efeito Ikea está por trás do sucesso do Masterchef, publicado no blog Caro dinheiro.
seja um móvel que você precisa montar, um brinquedo novo para seus filhos ou uma receita nova, lembre-se: quanto maior o seu envolvimento no processo, maior o carinho por aquele item. Criar algo do qual você possa se orgulhar e inspirar admiração nos outros são valores na nossa sociedade —ainda que estejamos falando de um prato de macarrão.
Conheça seus custos
Ainda que a inflação e os juros estivessem bem baixos ou que o emprego fosse pleno e o poder aquisitivo alto, ninguém deveria deixar de conhecer e gerenciar seus custos, tanto individuais quanto familiares. Essa indisciplina aliada à falta de educação financeira mascara muitas realidades e dificulta a mudança de muitas pessoas para uma situação melhor e pautada pelo consumo consciente. O gasto mensal para manter um automóvel ainda passa despercebido para muitos que possuem esse bem. Um exemplo didático dessa situação é mostrado neste artigo do blog O mundo em movimento – carro dá despesa de 1.185 reais por mês. Será que esse caso serve de alerta só para os outros?