Vale a leitura
Feudos – Os que chegam ao poder acostumam-se a ele. PT, PSDB, não importa o partido. Conquistado um cargo, a luta é para mantê-lo. Uma boa análise está nesta coluna de Fernando Canzian.
Política no Brasil é um meio de vida para milhões de pessoas. É um projeto de ascensão social às custas da sociedade. Quem detém esse poder se agarra a ele como pode.
Trabalho – A reflexão sobre o poder e suas relações com as centrais sindicais é o ponto de partida para o texto de Eduardo Costa, que relembra a correlação entre trabalho, educação financeira e sucesso, profissional e pessoal.
No mundo do sindicato, a situação é muito parecida com o sistema de governança – quem entra, encontra tantas facilidades para gerir a sobrevivência no cargo que só mesmo por muita incompetência abre espaço para novidades.
Ranking – Universidades brasileiras perderam posições no ranking das melhores instituições mundiais de até 50 anos de idade. Leia no blog Abecedário uma explicação para isso.
Legalize – O deputado Jean Wyllys deixa claro seu ponto de vista no primeiro parágrafo.
Legalizar a cannabis e acabar com a guerra às drogas não é somente uma questão de liberdades individuais. É também uma questão de segurança pública e de direitos humanos.
No artigo ele pormenoriza a legalidade do uso de álcool e tabaco e seus efeitos na saúde pública, comparando-os aos da maconha. Também analisa a violência, mortes, população carcerária para defender sua ideia. Ele é autor de um projeto de lei sobre o assunto, que propõe anistia em alguns casos. Leia aqui.