Vale a leitura
Pouca chuva não significa falta de água na torneira – A crise de abastecimento na região Sudeste trouxe à tona a discussão sobre o uso da água pelo agronegócio, pelas indústrias em geral, por mineradoras e residências. Vai ficando claro no avançar das discussões que a gestão das águas deve ser integrada sistemicamente em todo o país, que processos e atitudes precisam ser modificados para melhor, mas sem jogar a culpa só nos consumidores residenciais. Segundo o professor Léo Heller, relator especial da ONU para água e saneamento:
“Estiagem é baixo volume de chuva; escassez é acesso limitado à água. A estiagem não deve se converter em escassez no sistema de abastecimento. [Para isso] é necessário haver planejamento para pensar em medidas que evitem a falta de água”.
Para o professor, a crise vivida no Sudeste foi causada por um planejamento inadequado do sistema, que não levou em conta as variações climáticas. Leia a abordagem de Léo Heller nesta entrevista ao Portal UOL.
A vida das borboletas – Quantas vezes você percebe que esqueceu de alguma coisa? Ter consciência do esquecimento significa que você não está tão esquecido assim. Os mais afoitos pensarão rapidamente na doença de Alzheimer, descrita pelo médico alemão Alois Alzheimer em 1906. Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer, a doença é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. Ela se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. A doença atinge 35,6 milhões de pessoa no mundo, das quais 1,2 milhão estão no Brasil, a maior parte deles sem diagnóstico.
O filme “Para sempre Alice” inspirou o jornalista Jairo Marques a escrever sobre o tema e publicar um texto no seu blog Assim como você.
Enquanto habitam a terra, os bichos multicores percorrem rapidamente belezas naturais, encantam olhares, viram inspirações de amores, são alvos de caça, germinam flores e deixam rastros de renovação no Universo. Contudo, borboletas perdem suas histórias no relance de se encantarem consigo mesmas
Inflação corrói ganhos de investimentos – As pessoas que conseguem poupar uma parte de seus recursos vivem bons dilemas ao decidir em quais tipos de investimentos apostarão. A razão é bem simples – nesses anos de crescente inflação anual, temos forte o maior fator para a perda do poder aquisitivo e dos rendimentos reais de qualquer aplicação. É o que alerta o professor Samy Dana neste artigo publicado em seu blog Caro dinheiro. Aprenda com ele e proteja seus investimentos fazendo uma boa gestão do risco. Boa leitura!