Vale a leitura
Reúso de esgoto – A seca prolongada no Sudeste brasileiro, que tem se acentuado a cada ano, mostra claramente como as autoridades têm falhado no planejamento e na gestão dos recursos hídricos. O desespero causado pelo desabastecimento e racionamento da água para consumo humano faz com que surjam diversificadas sugestões para a solução do problema. Agora está em evidência o reúso da água advinda do tratamento de esgotos, que foi apresentado de maneira simplista pelo governador do estado de São Paulo. Neste artigo Edson Rodrigues mostra que a viabilização dessa proposta não é simples assim, envolve altos investimentos, gestão estratégica e espaço de tempo, enquanto a água está faltando agora. Boa leitura crítica.
Você já se sentiu vampirizado? – O artigo de Mirian Goldenberg, na Folha, abordou o vampirismo. Segue um extrato:
“Uma jornalista de 37 anos chamou de vampiros aqueles que só se interessam por si mesmos.
“Tenho uma prima que é tão mesquinha que só de sentar perto dela já me sinto péssima. Eu me sinto vampirizada pelo seu olhar invejoso. Nunca ouvi uma só palavra positiva dela. Sempre reclamando, se queixando, falando mal dos outros. Ela é tão desagradável que contagia todo o ambiente com sua energia negativa.”
Você identifica pessoas desse tipo em sua vida pessoal e profissional? É preciso ficar atento, com ou sem figuinhas ou galhinhos de arruda.
Reduzir a maioridade penal não é a solução – O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) está em vigor desde 1990. Os índices de violência de qualquer natureza e a crescente sensação de insegurança embalam os clamores por mais segurança, ao mesmo tempo em que sugerem a redução da maioridade penal como uma das medidas para a solução do problema. O sociólogo Frederico Marinho, doutor pela UFMG e pela Universidade de Lille (França), discorda dessa medida e sugere o cumprimento do estatuto legal, em vigor há 24 anos. Conheça, observe e analise seus argumentos nessa entrevista concedida ao UFMG Notícias.
Educação só funciona se aluno estiver emocionalmente envolvido – Esse é o título de um artigo de Sabine Righetti, especialista em políticas de educação e ciência, que explica essa visão sobre o assunto. O artigo está no blog Abecedário.
“Pergunta: você consegue citar, num piscar de olhos, um professor ou uma experiência que tenha marcado profundamente a sua experiência na escola? Se não consegue, não se preocupe: você faz parte de um enorme grupo de pessoas que passou por uma escola em que professor, aluno e conteúdo não conseguem se conectar.
O problema é que a educação nesse modelo simplesmente não funciona: vira um processo burocrático, árduo e complicado.”