Vale a leitura
Saúde dos idosos – A ida ao médico e a outros profissionais da saúde com determinada frequência no transcorrer da vida é um desafio para muita gente, que não prioriza a gestão da sua própria saúde. Imagine como essa situação se agrava com o avançar da idade em função desse tipo de resistência! Por outro lado, quem tem o hábito de procurar um profissional de saúde com frequência pode ter sua situação agravada pelo excesso de consultas, quantidade de exames de apoio aos diagnósticos, medicamentos e dietas entre outros. Segundo o médico geriatra e cardiologista Marcio Borges, “todo idoso necessita de um médico que seja o gerente de sua saúde, que o conheça muito bem e possa ser seu médico pessoal”. Veja na íntegra a abordagem de Yannik D´Elboux sobre algumas posturas equilibradas para quem tem a missão de levar um idoso a uma consulta médico.
Direto ao ponto – Veja aqui o posicionamento de um jovem de 18 anos, técnico de nível médio, aluno de curso de graduação em Gestão Empresarial e morador da Zona Leste da cidade São Paulo. Ele foi direto: “O que importa é qualidade de vida e não ideologia”.
Habilidade – O espanhol Emilio Botín, presidente do Grupo Santander, morreu no último dia 9. Estava com 79 anos e foi vítima de um ataque cardíaco. Neste artigo, o jornalista Clóvis Rossi enfatiza que Botín era um banqueiro de sangue e de vocação, mas era também, talvez acima de tudo, um mestre acabado na arte de ficar bem com os governantes, fosse qual fosse a ideologia deles. Um bom exemplo disso foi o seu encontro com o ex-presidente Lula no processo eleitoral de 2002, quando o presenteou com uma gravata vermelha. Boa leitura!
Suicídio – O dia 10 de setembro foi dedicado mundialmente à prevenção e ao combate ao suicídio e suas causas. O tema ainda é um grande tabu, mas merece ser bem mais abordado e aprofundado. Conhecer o perfil de quem tenta dar fim à própria vida pode ser o ponto de partida para a redução das tentativas de suicídio, como sugere a pesquisadora Janaína Passos de Paula, autora da dissertação “Perfil das tentativas de suicídio por intoxicações exógenas em Minas Gerais”, defendida na Faculdade de Medicina da UFMG.