Vale a leitura

por Luis Borges 23 de julho de 2018   Vale a leitura

Seus amigos são os mesmos desde quando?

Frequentemente ouço pessoas dizendo que tem poucos amigos, que já faz muito tempo que sua última amizade nova surgiu ainda nos tempos da universidade ou que perdeu recentemente um amigo por questões político-partidárias. Quais as causas que nos levam ao aumento da incapacidade de fazer novos amigos à medida que nossa idade cronológica aumenta? O que e como fazer para encontrar novos amigos mesmo com a idade avançando? Neste artigo da Folha há uma abordagem interessante para o tema

Uma saída é, justamente, diminuir as expectativas. Um novo amigo não precisa ser sua alma gêmea, e você pode ter diferentes amigos para diferentes ocasiões e necessidades – um para correr junto, outro com quem dividir questões sobre filhos. Concentre-se no que vocês têm em comum. Novas atividades, como aulas, podem ajudar os encontros, aliás.

Gestão é o que todos precisam, inclusive na saúde

A saúde é uma preocupação permanente de muita gente e essa preocupação se acentua diante da necessidade de um atendimento médico eletivo ou emergencial. Quem procurar e onde encontrar uma solução para o problema enfrentado diante de tanta demora e longas filas de espera tanto no SUS quanto nos planos privados das operadoras de saúde com seus altos preços e limites técnicos? Será que a causa de tantos problemas é só falta de recursos financeiros ou também pesa muito a falta de um sistema de gestão estruturado? Leia o que escreveu Cláudia Collucci no artigo Inspirado na indústria de carros, SUS quer reduzir lotação em emergências.

O método, criado na fábrica de carros Toyota, na década de 1940, para aumentar a produtividade e a eficiência, evitando desperdícios, busca organizar fluxos internos.

No SUS, pode ser empregado, por exemplo, na organização de fluxos de pacientes, separando os de maior dos de menor gravidade ainda na sala de espera. Os de baixo risco, após o atendimento inicial são encaminhados para a atenção básica —que pode atender até 80% dos casos.

Já os mais graves, após a assistência inicial, seguem para internação ou realização de exames e procedimentos. Isso agiliza o atendimento e faz com que a pessoa se sinta cuidada e não apenas sentada na sala de espera.

Amigos, parentes e sócios. Será?

Muitos são os momentos em que surgem causas que levam as pessoas a sonhar com um negócio próprio. Do sonho ao propósito pode até ser um passo rápido, mas além de ser obrigatório elaborar o plano de negócios é também importante saber de onde virá o capital para iniciar e girar o negócio, bem como verificar se sócios serão necessários. Muitas vezes os sócios acabam sendo encontrados entre parentes e amigos, inclusive de universidade, que nem sempre prestam atenção nos requisitos do plano e deixam muitas lacunas nos critérios que regerão a relação entre os sócios. Alguns cuidados importantes fazem parte dos alertas feitos por Anna Rangel em seu artigo Como manter uma sociedade com amigos ou parentes publicado pela Folha de São Paulo.

Tudo precisa ser acertado no início, incluindo provisões para os piores cenários de conflito possíveis, em um contrato social detalhado (a formalização societária). Se não, o investimento pode acabar em confusão ou processo.

A falta de um acordo formal entre sócios diminui a chance de sucesso da empresa a longo prazo.

  Comentários

Publicado por

Publicado em