Uma zeladoria para a cidade
O novo prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), foi entrevistado pelo jornalista Eduardo Costa no programa Rádio Vivo, da rádio Itatiaia, no dia 12 de Abril. Ele falou que, entre as prioridades de seu mandato, estão as ações para resolver problemas nos transportes coletivos urbano por ônibus e pelo metrô. Também pretende aproveitar o período seco para acelerar os empreendimentos que visam combater alagamentos e enchentes do tempo das chuvas, encarar de frente os desafios ligados à população em situação de rua, fazer o recapeamento de vias públicas com início nos bairros e partindo rumo ao centro da cidade, fortalecer as administrações regionais centralizadas na secretaria de governo e colocar em movimento a zeladoria criada com a reestruturação feita na prefeitura, cujo gestor já foi indicado, com foco na solução de muitos problemas pequenos que vão surgindo no dia-a-dia .
É interessante notar que a imagem de zeladoria nos municípios, que em primeira instância é onde as pessoas moram, geralmente está ligada à capina de logradouros públicos, varrição, limpeza, jardinagem. Espero que a zeladoria criada em BH vá muito além disso, com uma atuação e interação abrangendo todo o sistema que constitui a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Nesse sentido, a zeladoria deve estimular, incentivar a participação efetiva dos cidadãos para apresentar reclamações sobre os processos de trabalho que estejam com resultados insatisfatórios segundo o seu ponto de vista.
Acredito que a zeladoria deve estar focada e com muita disposição para agir em função das reclamações dos cidadãos sobre as não-conformidades na implementação dos padrões municipais existentes de qualquer natureza. Elas podem chegar por diferentes meios, como o telefone, aplicativo, ouvidoria, imprensa ou até presencialmente. O mais importante é saber receber a reclamação, analisar se ela é procedente a partir dos fatos e dados informados, e que tudo seja gerenciado com qualidade para atender as necessidades e expectativas dos cidadãos. É claro que o cidadão deve ser informado sobre o meio para acompanhar o andamento do processo até o prazo estabelecido para a entrega do resultado final.
É importante realçar que a grande premissa para a existência de uma zeladoria é zelar para que os processos de prestação dos serviços municipais aconteçam conforme o que está especificado e que assim que os desvios forem percebidos e relatados as ações gerenciais corretivas devem ser feitas para que tudo volte à normalidade.
Geralmente um pequeno problema ignorado ou não corrigido inicialmente poderá se tornar crônico com o passar do tempo, o que só encarece e dificulta a sua solução. Imagine um pequeno buraco em sua rua que não foi tampado quando começou a surgir e, tempos depois, virou uma cratera trazendo riscos para todos os usuários da via pública.
Por outro lado, e partindo da premissa de que “nada é tão bom que não possa ser melhorado”, a zeladoria e outros canais de acesso à prefeitura, inclusive as administrações regionais, poderiam também estar acessíveis para o recebimento de sugestões para a melhoria contínua, e até inovações, em seus processos de trabalho. É óbvio que tudo deve ser avaliado para verificar se procede ou não, inclusive em caso positivo, se existe viabilidade financeira no orçamento.
Vamos participar e acompanhar os passos e a avaliação do desempenho da zeladoria em função dos resultados (entregas) alcançados e para combater a nossa própria indiferença quanto aos problemas da cidade.