Tatuagem
O Senado Federal está fazendo uma consulta pública sobre o Projeto de Lei 350/2014, de autoria da Senadora Lúcia Vânia (PSB-GO). Esse Projeto altera a Lei do Ato Médico, que dispõe sobre o exercício da Medicina, para modificar e aumentar as atividades privativas de médicos. O que está causando mais polêmica é a parte do texto prevendo que apenas médicos sejam aptos a fazer qualquer invasão da epiderme e da derme com o uso de produtos químicos ou abrasivos. Também se torna ato privativo dos médicos a invasão da pele atingindo o tecido subcutâneo para injeção, sucção, punção, insuflação, drenagem, instilação ou enxertia, com ou sem o uso de agentes químicos ou físicos.
Uma das interpretações decorrentes do texto é de que os profissionais de tatuagem não mais poderiam atuar se a lei fosse aprovada. A atividade de tatuar passaria a ser privativa dos médicos ou deveria ser assistida por um deles. A reação dos profissionais da tatuagem foi imediata, pois eles se consideram artistas na arte de tatuar enquanto os médicos seriam apenas detentores de conhecimento técnico específico.
Até hoje, 25 de julho, a consulta online feita pelo Senado registra 111.580 votos contrários à aprovação do PL e 75.922 a favor.
Enquanto a mobilização das categorias profissionais atingidas aumenta o debate, que tal ouvir a música Tatuagem, de Chico Buarque de Holanda e Ruy Guerra?
Tatuagem Fonte: Site Chico Buarque Quero ficar no teu corpo feito tatuagem Que é pra te dar coragem Pra seguir viagem Quando a noite vem E também pra me perpetuar em tua escrava Que você pega, esfrega, nega Mas não lava Quero brincar no teu corpo feito bailarina Que logo se alucina Salta e te ilumina Quando a noite vem E nos músculos exaustos do teu braço Repousar frouxa, murcha, farta Morta de cansaço Quero pesar feito cruz nas tuas costas Que te retalha em postas Mas no fundo gostas Quando a noite vem Quero ser a cicatriz risonha e corrosiva Marcada a frio, a ferro e fogo Em carne viva Corações de mãe Arpões, sereias e serpentes Que te rabiscam o corpo todo Mas não sentes.