Pra que mentir?

por Luis Borges 2 de março de 2015   Música na conjuntura

Quando falar a verdade ou mentir significa a mesma coisa, estamos diante de um traço de personalidade difícil de lidar. Pessoas que acreditam nisso querem se safar de todas as situações, principalmente incômodas. É difícil saber se devemos ou não acreditar naquilo que está sendo falado. Quando for o caso, pode-se dar o benefício da dúvida. Durante a vida você se verá frente a uma pessoa assim na vida familiar, nas relações amorosas, entre amigos ou no mundo do trabalho.

O gasto de energia é sempre muito grande para quem se vê obrigado a conviver com situações como essas, principalmente quando as pessoas sequer admitem que o problema existe. Melhor seria que a verdade prevalecesse sempre e que a honestidade fosse uma obrigação, não uma virtude.

Nesse sentido basta um ligeiro olhar pelo noticiário político, econômico ou ambiental, onde uma amarga verdade pode ser escondida, adiada em função de um calendário eleitoral ou até mesmo ser apresentada de maneira doce e natural, mostrando que tudo vai muito bem, obrigado. Exemplos não faltam. Os direitos trabalhistas não seriam mudados, “nem que a vaca tussa”. Não havia escassez da água, mas hoje o racionamento de água e energia bate à porta. A situação financeira do estado de Minas estava ótima, hoje apresenta-se quebrado. Aqui também é imperioso lembrar a ficção dos orçamentos da União, dos estados e dos municípios, que projetam receitas crescentes num momento de economia ruim. É o inviável vendido como viável.

Enquanto a verdade não chega plenamente às ruas, devemos prosseguir realistas e esperançosos, acumulando forças conscientizadoras e cantando com Paulinho da Viola a música Pra que mentir, composta pelo grande Noel Rosa em parceria com Vadico.

Pra que mentir?
Noel Rosa
Fonte: Letras.mus.br

Pra que mentir se tu ainda não tens
Esse dom de saber iludir?
Pra quê?! Pra que mentir
Se não há necessidade de me trair?
Pra que mentir, se tu ainda não tens
A malícia de toda mulher?
Pra que mentir
se eu sei que gostas de outro
Que te diz que não te quer?
Pra que mentir
Tanto assim
Se tu sabes que eu sei
Que tu não gostas de mim?!
Se tu sabes que eu te quero
Apesar de ser traído
Pelo teu ódio sincero
Ou por teu amor fingido?!
  Comentários

Publicado por

Publicado em