Noite Feliz
A noite de Natal traz em sua singularidade uma enorme gama de confraternizações, reflexões, meditações, intenções e também de lembranças vividas na mesma ocasião, só que em outros anos ou períodos.
Tenho ótimas lembranças em minha memória do período em que aprendi a gostar imensamente da música Noite Feliz. Dos meus 12 aos 16 anos, ou seja, de 1966 a 1970, eu sempre ouvia a canção sendo ensaiada pelo Coro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Araxá. Depois, ouvia-a novamente, cantada lindamente no dia 24 de dezembro durante a Missa do Galo, que naquela época iniciava-se à meia noite.
Nesse coro destacavam-se as vozes de tia Alexandra Guimarães, de sua filha Diva Bananal, de dona Jovina Oliveira e de sua filha, a professora Olívia Oliveira.
Segundo a Wikipédia, Stille Nacht é uma das canções mais populares da noite de Natal, conhecida em português como Noite Feliz. A letra é do padre Joseph Mohr e a melodia de Franz Gruber. A música estreou em 1818, durante a Missa do Galo na Paróquia de São Nicolau na cidade de Oberndorf, Áustria. Atualmente há versões em pelo menos 45 idiomas.
Vamos à música, pois ouvi-la sempre vale a pena.
Noite Feliz Fonte: Vagalume Noite feliz! Noite feliz! Oh, Senhor, Deus do amor Pobrezinho nasceu em Belém Eis na Lapa Jesus nosso bem Dorme em paz, oh, Jesus Dorme em paz, oh, Jesus Noite feliz! Noite feliz! Oh, Jesus, Deus da luz Quão afável é Teu coração Que quiseste nascer nosso irmão E a nós todos salvar E a nós todos salvar Noite feliz! Noite feliz! Eis que no ar vem cantar Aos pastores os Anjos do Céu Anunciando a chegada de Deus De Jesus Salvador De Jesus Salvador