Não deu para fazer quase nada no dia
Não sei se acontece ou se já aconteceu com você. Sabe aquele ou aqueles dias em que você amanhece todo animado, cheio de planos mentais carregados de expectativas sobre o que precisará ser feito até o início da noite? Após o crepúsculo que percepção fica em relação aos planos do início do dia? A percepção mais imediata é que quase nada aconteceu e o sentimento de frustração predomina trazendo uma sensação de imensa improdutividade e grande cansaço. E daí? O que fazer diante da constatação de que o tempo de mais um dia escapuliu entre os dedos? A situação se agrava mais para aqueles que sempre falam que “tempo é dinheiro” ou que vão fazer certas coisas quando se aposentarem.
Uma alternativa poderia ser a realização de uma autoavaliação sobre as causas que levaram a um resultado tão insatisfatório no final do dia. Para fazer isso será necessário romper a barreira cultural que nos impede – a maioria, pelo menos – de encarar de frente uma avaliação de desempenho em qualquer processo que faça parte do nosso modo de viver.
Quais são as principais causas de um resultado indesejável? Podemos começar por aquelas que só dependem de nós mesmos e sobre as quais temos autoridade para remover. Depois podemos verificar as demais causas e sobre as quais não temos autoridade e cuja solução depende da cooperação de outras partes envolvidas. Vamos pensar num exemplo genérico, um dia de alguém que foi para o trabalho logo pela manhã e pegou trânsito engarrafado como todos os dias no mesmo horário. Vale também lembrar que geralmente nosso personagem sai de casa em cima da hora, bem no limite, e qualquer obstáculo significará atraso garantido. Se o atraso for de meia hora é possível ouvir de seu chefe que ficou lhe esperando para começar a reunião, aliás, bastante improdutiva e garantidora de perda de tempo na maioria das vezes. Vamos imaginar que lá pelas 10h a bendita reunião chegue ao fim e o nosso personagem tenha que formular uma proposta técnica e comercial de prestação de serviços a um novo cliente que deve ser entregue até às 18h30. Antes de focar na proposta ainda é preciso conferir o e-mail, o WhatsApp, o Twitter… e até atender um insistente telefonema de seu superintendente. Assim sendo dá até para imaginar contar quantas vezes o trabalho poderá ser interrompido enquanto o dia cresce e qual tempo que se gasta para retomar a concentração no que estava sendo feito. De repente ainda faltam informações para fundamentar a proposta, novas buscas devem ser feitas e acaba chegando a hora do almoço que é uma parada obrigatória. Uma hora depois é o momento de recomeçar. Antes, porém, pode ser preciso dar uma boa tarde a 5 insistentes grupos de WhatsApp, além de conferir o Twitter e combater a vontade de dar uma tuitada, por exemplo. E pode acontecer tanta coisa na sequência, desde os dados que demoram a chegar até uma solicitação ansiosa e prioritária de um diretor que quer tudo pronto até às 17h30. Enquanto isso a proposta que precisava ficar pronta já dá sinais de que não será possível acontecer e o WhatsApp continua sinalizando que o cliente esta ansioso pela sua chegada. Como a política da empresa não permite que se faça hora extra o jeito é deixar a conclusão do trabalho para a manhã do dia seguinte e avisar ao cliente que, infelizmente, não deu para cumprir o prazo combinado pedindo todas as desculpas pelo ocorrido.
O que mostrei aqui é uma pequena amostra de causas que podem levar a uma perda de tempo muito maior do que imaginamos e cujas consequências podem nos afetar de diversas maneiras, inclusive na perda de clientes ou mesmo da saúde.
E você, caro leitor, tem conseguido perceber as causas que te levam a perder tempo, pelo menos aquelas que dependem só de você para remover? Ou então o jeito será constatar que não deu para fazer quase nada no dia…