Descansar ou trabalhar aos domingos?

por Luis Borges 6 de maio de 2016   Música na conjuntura

Um Projeto de Lei (PL) do vereador Wellington Magalhães (PTN), presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, propondo o fechamento dos supermercados da cidade aos domingos foi aprovado pela maioria dos edis em primeiro turno em 18 de abril. A votação final em segundo turno foi marcada para o dia seguinte, demonstrando uma grande pressa para resolver a questão e contrastando com a vagareza que acomete a análise e votação de outros inúmeros projetos.

Diante da repercussão negativa que o PL causou em algumas das partes interessadas, o Presidente da Câmara retirou-o da pauta e anunciou a realização de uma audiência pública para ouvir as opiniões de todos os interessados. De repente a aprovação que estava sendo feita “a toque de caixa” ganhou um atraso e deu espaço a um lampejo com áreas de democracia participativa, claro que a contragosto de muitos e como saída honrosa para outros diante da pressão de quem é contra a medida.

O Sindicato dos Empregados do Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SEC) é favorável ao fechamento dos supermercados aos domingos para que os trabalhadores possam ter descanso nesse dia. Já a Associação Mineira dos Supermercados (AMIS) é contra, argumentando que 80% dos supermercados abrem aos domingos, sendo que esse dia fica entre o segundo e o terceiro de maior movimento na semana. A AMIS ainda sinaliza com a possibilidade de demissões de empregados caso a medida seja aprovada.

Enquanto isso muitos clientes se dizem assustados com a proposta por só terem o domingo para fazerem as suas compras. Também existem aqueles que concordam com a medida e perguntam por qual razão o fechamento aos domingos não se estende a outros segmentos do comércio.

Vamos aguardar e participar dessa discussão para ver no que vai dar a votação final dos representantes do povo, muitos dos quais almejam a reeleição no pleito de outubro próximo.

Enquanto nos lembramos dos candidatos em quem votamos nas eleições anteriores e do nível de resultados alcançados durante o mandato dos eleitos, que tal ouvir o Samba dos trabalhadores na voz de Martinho da Vila, interpretando letra de Darcy da Mangueira?

Samba do Trabalhador
Fonte: Letras.mus.br 

Na segunda-feira eu não vou trabalhar
É, é, é a
Na terça-feira não vou pra poder descansar
É, é, é a
Na quarta preciso me recuperar
É, é, é a
Na quinta eu acordo meio-dia, não dá
É, é, é a
Na sexta viajo pra veranear
É, é, é a
No sábado vou pra mangueira sambar
É, é, é a
Domingo é descanso e eu não vou mesmo lá
É, é, é a
Mas todo fim de mês chego devagar
É, é, é a
Porque é pagamento eu não posso faltar
É, é, é a

E quando chega o fim do ano
Vou minhas férias buscar
E quero o décimo-terceiro
Pro natal incrementar
Na segunda-feira não vou trabalhar
É, é, é a
É, é, é a

Eu não sei por quê tenho que trabalhar
Se tem gente ganhando de papo pro ar
Eu não vou, eu não vou
Eu não vou trabalhar
Eu só vou, eu só vou
Se o salário aumentar
É, é, é a
É, é, é a

A minha formação não é de marajá
Minha mãe me ensinou foi colher e plantar
Eu não vou, eu não vou
Eu não vou trabalhar
Eu só vou, eu só vou
Se o salário aumentar
É, é, é a
É, é, é a

Tô cansado...
  Comentários

Publicado por

Publicado em