Curtas e curtinhas

por Luis Borges 4 de novembro de 2015   Curtas e curtinhas

Juros mais altos para aposentados

Está em vigor desde 22/10 a Lei Federal que ampliou o limite de crédito consignável para ser descontado dos pagamentos mensais de aposentados e pensionistas da Previdência Social. O percentual passou de 30% para 35%, mas os 5% adicionados só podem ser usados para pagar dívidas ou fazer saques com o cartão de créditos. Agora o Conselho Nacional da Previdência Social aprovou novas taxas máximas de juros mensais para crédito consignável. Nos empréstimos pessoais a taxa passou de 2,14% para 2,34% e no cartão de crédito pulou de 3,06% para 3,36%. Os bancos, sempre gulosos queriam taxas de 2,48% e 3,49% para cada modalidade, respectivamente.

A gula continua sendo um pecado capital, menos para o sistema financeiro.

Custo do Congresso

O Governo Federal continua tentando aprovar o restante das medidas previstas para o ajuste fiscal das contas públicas ao mesmo tempo em que a Comissão Mista do Congresso Nacional discute e negocia o Orçamento da União para 2016. A proposta prevê que a Câmara dos Deputados e o Senado, que formam o Congresso Nacional, custarão R$9,4 bilhões no próximo ano, o que equivale a R$1,1 milhão por hora.

Para eles tudo é mais fácil, pois só precisam gastar. Nós é que temos que nos virar para pagar os impostos independentemente da recessão econômica, do desemprego, dos juros altos e da queda do poder aquisitivo. Está passando da hora do Congresso Nacional rever seus gastos, sua produtividade e seus níveis de resultados. Até a quantidade de Deputados, Senadores e servidores deveria ser redimensionada e, é claro, para baixo.

Lanchinho

pão de queijo

Vai um pão de queijo? / Foto: Marina Borges

Um edital publicado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais no fim de outubro prevê a aquisição de 24 toneladas de pão de queijo para acompanhar o cafezinho servido aos magistrados. A lista completa de produtos está aqui. Como se vê, a crise econômica não tem nata a ver com eles. Austeridade é só para nós, que sustentamos tantos penduricalhos, inclusive alimentos.

Brasileiros conectados

Uma pesquisa feita pela consultoria Deloitte trouxe números interessantes sobre o uso de smartphones no Brasil. Foram 2 mil entrevistados, entre 18 e 55 anos, em todo o país. Em média, os brasileiros consultam o aparelho 78 vezes ao dia. As consultas variam de acordo com a idade. Entre pessoas de 18 a 24 anos são, em média, 101 acessos por dia, enquanto as pessoas de 45 a 55 anos acessam o aparelho 50 vezes no mesmo período. A pesquisa mostrou ainda que 57% dos entrevistados acessam o aparelho nos primeiros 5 minutos após acordar.

O seu perfil de usuário se enquadra nos padrões de resultados mostrados pela pesquisa?

  Comentários

Publicado por

Publicado em