Curtas e curtinhas

por Luis Borges 13 de outubro de 2015   Curtas e curtinhas

Assistindo TV no celular

Uma pesquisa feita pelo Conecta / Ibope Inteligência em julho deste ano entrevistou 1004 pessoas no Brasil e trouxe conclusões interessantes sobre o uso de smartphones. Entre os internautas ouvidos, 85% têm smartphones e 26% assistem TV no celular. Entre eles, 64% usam a conexão wi-fi de casa para assistir tv no celular. A pesquisa mostrou também que 52% assistem TV no ônibus e no trabalho, onde driblam restrições de acesso a certos conteúdos pelo computador. Também foram citados outros locais como casa de amigos por (31%), restaurante por (26%), metrô por (23%) e estádio em dia de jogo por (14%). Como é o seu uso desse tipo de dispositivo? O que você responderia caso fosse um dos entrevistados?

Nasce um novo indicador

Consideradas como “terra sem lei” por muitos, as redes sociais exigem muita observação e análise crítica de quem as utiliza. Mas qual é o impacto dos temas que são abordados ali na formação da opinião de quem participa das redes? Um novo indicador foi criado para medir isso – o Índice de Impacto e Perspectivas Brasil (IP Brasil), que vai avaliar o efeito do que está sendo discutido nas redes sociais e por formadores de opinião da imprensa tradicional. O indicador é formado por três categorias: política, economia e bem-estar. Ele será divulgado a partir dessa semana, às quintas-feiras, com exclusividade pelo Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico. O objetivo é avaliar o poder de difusão da informação e a como a sociedade vê o que é divulgado.

Como diz um dos fundamentos da Gestão, quem não mede não gerencia.

Responsabilidade Fiscal

A contabilidade criativa ganhou destaque em função do alto grau de maquiagem das contas públicas federais em 2012. O processo evoluiu e culminou, em 2014, nas “pedaladas fiscais”, nome dado aos pagamentos feitos pelos bancos oficiais para honrar compromissos do Poder Executivo Federal sem que o mesmo tivesse saldo em conta. O julgamento técnico feito pelo Tribunal de Contas da União, rejeitando por unanimidade as contas da Presidente da República em 2014, é um alento para lembrar aos governantes que a Lei de Responsabilidade Fiscal continua valendo e é coisa séria.

A Lei é clara e é para todos. O seu descumprimento deve ter as consequências previstas, assim como acontece para quem não cumpre, por exemplo, o que determina a legislação do Imposto de Renda para pessoas físicas e jurídicas. Simples assim.

Café em cápsula

O cafezinho em cápsula ganhou espaço no mercado brasileiro e teve crescimento de 52,4% na comparação do ano de 2013 com 2014, segundo pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Ele foi impulsionado pelo aumento do número de marcas de pequenos fabricantes e pela agilidade nas vendas em suas próprias lojas, pela internet e nos supermercados. Segundo a Abic existem hoje mais de 70 empresas no segmento após a entrada das pequenas, número não passava de 8 em 2013. Trata-se de uma boa alternativa ao tradicional café feito no dia-a-dia e pode trazer uma boa dose de combate ao desperdício, além de possibilitar diferentes padronagens de teores. Por outro lado, há geração de um tipo de lixo menos evidente de reciclar e descartar.

  Comentários

Publicado por

Publicado em