Curtas e curtinhas

por Luis Borges 10 de junho de 2015   Curtas e curtinhas

CPMF

Umas das propostas que deve ser discutida no 5º Congresso Nacional do PT é a volta da CPMF – Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira, o imposto do cheque, que o Senado Derrubou em 2007. Outra proposta deve ser a taxação das grandes heranças e fortunas. Mas pouco se fala em taxação do lucro dos bancos ou da redução das taxas de juros da dívida interna da União. A conferir.

Inflação na Venezuela

De maio de 2014 a abril de 2015 a inflação na Venezuela ficou em 100,7%, segundo dados do Bank of America e da consultoria venezuelana Ecoanalítica. A chegada à inflação de três dígitos coloca o país como sério candidato ao título de campeão mundial da inflação. Alguns analistas avaliam que, num cenário otimista, até o final do ano a inflação chegará aos 120% e o PIB ficará 4% negativo. Já os mais pessimistas projetam a inflação anual em 198% e o PIB com redução de 7,5%. O país possui em torno de 30 milhões de habitantes e já sofria com seus problemas estruturais antes da brutal queda no preço do barril de petróleo, que responde pela quase totalidade de suas exportações. O governo do país não divulga dados sobre a inflação oficial desde o final do ano passado, e em meio à crise política e econômica, a inflação prossegue corroendo o poder aquisitivo da população. Pois é, a inflação baixa durou menos de 20 anos e voltou com tudo.

Proteção ao emprego

O setor automotivo responde por 20% da indústria brasileira e floresce no país desde os anos 50 do século passado, a partir do governo de Juscelino Kubitschek. Nesses quase 60 anos vimos o país optar claramente pelo transporte rodoviário, pelo petróleo como combustível e pelo veículo individual, entre várias outras características. Agora, diante do ajuste fiscal e do crescimento negativo da economia, após a desoneração da folha de pagamento e redução das alíquotas do IPI, o setor vê suas vendas caindo 25%. Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o setor retrocedeu aos seus números de 10 anos atrás. Enquanto mais de 25 mil empregados estão em casa, as montadoras afirmam que ainda assim possuem estoques para 51 dias. Nesse discurso de salvar postos de trabalho a Anfavea está defendendo ardorosamente o programa de proteção ao emprego, situação em que o empregado recebe seus salários proporcionalmente aos dias trabalhados e os encargos sociais também seguem a mesma proporcionalidade. Para o segmento essa modalidade poderia até substituir o seguro desemprego. Até parece, mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra  coisa.

Cartão de crédito indesejável

O Código de Defesa do Consumidor considera ilegal o envio de cartão de crédito a quem não tenha feito essa solicitação. Agora quando o código está prestes a completar 25 anos, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) confirmou que esse envio configura prática abusiva, ilícita, passível de indenização e de aplicação de multas aos infratores, conforme publicado no Diário da Justiça no início dessa semana. Antes tarde do que muito tarde, mas haja persistência e paciência para que se prevaleça um direito de praticamente um quarto de século!

  Comentários

Publicado por

Publicado em