Curtas e curtinhas

por Luis Borges 28 de abril de 2015   Curtas e curtinhas

Crescente I – O Projeto de Lei 7921/14, do Ministério Público da União, foi aprovado dia 22/04 pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. Serão criados 203 cargos, sendo 26 de confiança, 57 comissionados e 120 efetivos no Conselho Nacional do Ministério Público. Agora a proposta será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania. Os recursos para fazer frente aos gastos já estão garantidos no orçamento anual. E assim a União Federal prossegue no seu discurso e tentativa de aprovar o ajuste fiscal enquanto os gastos seguem aumentando na outra ponta. E a gente só vai ficando para trás com a obrigação de bancar tudo com impostos e tarifaços e abrindo mão de serviços públicos de qualidade.

Crescente II – Já a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou, também no dia 22/04, o Projeto de Lei 8307/14, que cria 1.827 cargos para Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, na cidade de São Paulo. Os cargos serão destinados a 204 técnicos judiciários, 407 analistas judiciários, 572 funções comissionadas nível 5 e 644 funções comissionadas nível 4. A proposta sera analisada em outras três Comissões Temáticas e a justificativa para a continuidade de sua aprovação é o gigantesco volume de processos analisados anualmente pelo TRT paulista. São 1,3 milhão de processos, que significam 22% do total analisado no país. Como o orçamento já prevê os gastos e os deputados seguem na sua árdua missão de legislar, só nos resta a expectativa de que a gestão vai melhorar e a tecnologia da informação dará mais celeridade à tramitação desses lentos processos. E haja gente para trabalhar nesse ofício de julgar causas e direitos trabalhistas.

Juros nas alturas – A educação financeira continua fazendo falta aos tomadores de crédito rotativo no cartão e no cheque especial. Em março de 2014, os juros do cartão de crédito rotativo eram de 313,17% ao ano e no mesmo mês de 2015 chegaram a 345,8%. Já para o cheque especial na mesma comparação, a taxa passou de 214,2% para 220,4% ao ano. Como se vê, a transferência de renda para o setor financeiro é brutal e seus lucros também são brutais. Os cinco bancos mais lucrativos em 2014 lucraram R$ 20, 15, 11, 07 e 06 bilhões respectivamente. E ainda temos que pagar tarifas bancárias!

Greve longa – A greve dos professores do ensino oficial do Estado de São Paulo já se aproxima dos 50 dias de duração sem o mínimo sinal para o atendimento à reivindicação de 75,33% de reajuste salarial. A julgar pela determinação dos professores essa luta ainda vai longe pois a greve é pra valer.

  Comentários

Publicado por

Publicado em