Curtas e curtinhas
Fúria arrecadadora – A Receita Federal arrecadou em agosto deste ano 12,41% a mais que no mesmo mês do ano passado. Se descontarmos a inflação do período, que está longe da meta de 4,5% ao ano, verificaremos que houve um crescimento real de 5,54% na arrecadação. É interessante observar que o ganho proveniente de tributos federais em atraso ficou apenas na metade da meta prevista. Arrecade, Brasil, mas nos devolva com a prestação de serviços de qualidade.
Contabilidade criativa – O Ministério do Planejamento e Gestão informou e o Ministério da Fazenda confirmou: 3,5 bilhões de reais do Fundo Soberano serão usados pelo Governo Federal no esforço de fechar as contas deste ano. Imagine como pessoas físicas e jurídicas em dificuldades financeiras farão para também fechar o ano? Haja educação financeira e realismo para todos os envolvidos!
Mobilidade urbana – A fábrica da Fiat em Pernambuco já está em pré-operação e, quando tudo estiver na plenitude, poderá dobrar a produção atual da empresa. Enquanto isso, a Fundação Getúlio Vargas realizou estudo, com dados de 2012 mostrando que o tempo médio gasto na ida de casa para o trabalho em 9 regiões metropolitanas é de 82 minutos. O mesmo estudo mostra que, de 2001 a 2012, a população cresceu 11% enquanto a frota de veículos avançou 118%. E assim caminha a opção do país feita desde o governo de Juscelino Kubitschek pela indústria automobilística e pelo rodoviarismo. Outros modais de transportes para bens e pessoas continuam lutando por um lugar de destaque junto ao Sol.
Mais recall – Em julho a General Motors fez convocação de proprietários para reparar um defeito na chave de ignição do Chevrolet Camaro. Agora novo recall será feito para sanar o mesmo defeito no Chevrolet Ômega. Seus proprietários apenas deverão aguardar o momento em que o componente estará disponível para a troca. Aliás, como se vê, continua sendo um desafio fazer o que é certo desde a primeira vez, como nos ensina um dos fundamentos da gestão. Pelos dados do Ministério da Justiça, diversas montadoras convocaram recalls neste ano. Haja retrabalho, desperdício e paciência de todos os envolvidos no processo.
Sobe e desce – A relação biunívoca entre pesquisas de intenções de voto para Presidência da República e Índice Bovespa da Bolsa de Valores mais uma vez se manifestou após a publicação de pesquisa CNT/MDA. Diante do aumento da diferença entre as candidatas Dilma e Marina no primeiro turno, a bolsa fechou em queda na terça com 56.540 pontos. Nas pesquisas anteriores, em que Marina Silva estava melhor posicionada, o Ibovespa chegou a quase 62.000 pontos. Pena que não dá para demitir o mercado.