Bananeiras em Santa Tereza
A rua Dores do Indaiá, no bairro de Santa Tereza, guarda uma surpresa para os mais observadores. Um dos pontos de ônibus da rua é marcado não só pela placa indicativa, mas também pelas três bonitas bananeiras que compartilham o espaço.
Elas ficam no meio do quarteirão da rua, logo antes da esquina com a Rua Paraisópolis. Na foto acima, é possível perceber que um cacho de bananas está em crescimento. Na primeira foto do post, uma placa escondidinha diz “Favor não jogar lixo no canteiro”.
Árvores em Belo Horizonte
Estima-se hoje que BH tenha 485 mil árvores, das quais 8 mil seriam ipês. Um inventário das árvores da cidade está sendo feito há alguns anos e, no final do mês passado, o Secretário do Meio Ambiente disse que a primeira etapa será concluída em fevereiro de 2016, abrangendo 300 mil árvores. O levantamento foi feito nas vias públicas e na parte da frente de terrenos que possuem árvores visíveis quando olhadas da calçada. Não fazem parte do inventário as árvores dos 75 parques municipais nem dos fundos dos terrenos. Outro contrato está sendo negociado para a segunda etapa para conclusão dos trabalhos.
Voltando às bananeiras de Santa Tereza, será que o inventário vai informar a quantidade de árvores frutíferas espalhadas pela cidade?
E fica a sugestão: que tal observar melhor as árvores da cidade e seus detalhes, a começar pela nossa rua e pelas demais vias públicas de nosso bairro?