Acesso dificultado no metrô
Na entrada do metrô, várias catracas em linha. Mas poucas estão livres para a entrada dos passageiros. Grades ou portas de ferro impedem a passagem na Estação Minas Shopping do metrô de Belo Horizonte.
A fotografia acima foi tirada ontem, dia 29/1, por volta das 13h na estação citada. Note que a grade fecha uma entrada de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, além de algumas catracas comuns.
Em outro momento, na noite do dia 23/1, sexta-feira passada, a porta de metal estava fechada, bloqueando catracas e também uma das entradas para cadeirantes. Apenas as passagens para usuários de cartões de transporte estavam funcionando plenamente.
São duas situações semelhantes em curto espaço de tempo, o que nos faz pensar se há defeito e portas sem manutenção ou se é apenas uma diretriz de diminuir a quantidade de catracas para os usuários.
Mobilidade e acessibilidade são palavras que estão sempre na ordem do dia. São termos de profundo impacto no sagrado direito de ir e vir das pessoas. A expectativa que temos é a de encontrar sempre instalações, equipamentos e ambientes amigáveis para todos os que deles necessitam, independente da existência ou não de limites físicos individuais. O pouco caso, o descuido ou a negligência muito nos assustam. Haja paciência e persistência!