A vida em fotografias – Viadutos
No ano de 2004 a cidade de Belo Horizonte tinha 46 viadutos, segundo dados da Prefeitura. Depois da construção da Linha Verde e da implantação do BRT Move, eles provavelmente já passaram de 60, mesmo com o desabamento do Guararapes.
Quero perguntar a quem tem a responsabilidade pela gestão da manutenção e da segurança dessas estruturas se existe um diagnóstico atualizado sobre a situação de cada um deles.
Quem passa pelo viaduto de Santa Tereza, inaugurado em 1928, percebe que não existe guarda-rodas separando e protegendo o passeio para pedestres da pista de rolamento. Ali existe apenas um pequeno desnível entre as duas partes. Imagine um automóvel de passeio, uma motocicleta ou um ônibus coletivo se desgovernando por ali! Outra dúvida: a camada de asfalto sobre a pista, o sistema de drenagem das águas pluviais e a iluminação estão conforme as especificações técnicas?
Do outro lado está o viaduto da Floresta que também merece as mesmas observações e perguntas.
Se planejar é pensar antes, espero que a Gestão da Manutenção esteja sendo cada vez mais preventiva e preditiva e menos corretiva. Vendo as fotografias deste post, tente imaginar como estão os viadutos mais usados por você. Caso queira, também vale pensar segundo os mesmos dados de 2004 sobre a manutenção e segurança de outras estruturas existentes na cidade, como as 55 passarelas, 4 trincheiras, 73 pontes, 2 túneis de responsabilidade municipal, 1 pontilhão e uma passagem.