A vida em fotografias – Saneamento básico

por Luis Borges 9 de setembro de 2014   A vida em fotografias

A 26 dias das eleições para Presidente da República, governadores de estados, senadores, deputados federais e estaduais, percebe-se claramente que o tema saneamento básico continua relegado e até evitado nos programas dos candidatos.

Embora existam planos nacionais e municipais para o tema, além de uma Lei Federal contendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a desejada universalização ainda está longe, em cidades de todos os portes.

Ranking do Saneamento 2014, feito pela ONG Instituto Trata Brasil, mostra que, no ritmo em que as coisas estão caminhando, será muito difícil atingir as metas para os serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, drenagem urbana, coleta, reciclagem de materiais e tratamento do lixo nos próximos 20 anos.

Continua sendo essencial o comprometimento com saneamento básico e mais essencial ainda a capacidade de gestão dos empreendimentos diante das limitações impostas pela Lei de Licitações, pelos marcos regulatórios entre outros. A saúde e o meio ambiente aguardam dias melhores.

Córrego poluído

Córrego poluído. / Foto: Sérgio Verteiro

Nas fotografias que ilustram este texto vemos a região da Estação Vila Oeste do metrô de Belo Horizonte. O local é próximo à Avenida Amazonas, bairro Nova Gameleira. Da Praça Sete até ali são apenas 9km. Lixo, esgoto, falta de saneamento estão a céu aberto, para quem passa ver.

Foto: Sérgio Verteiro

Foto: Sérgio Verteiro

“Se muito vale o já feito, mais vale o que será”, como dizem Milton Nascimento e Fernando Brant na música “O que foi feito devera (De Vera)”.

  Comentários

Publicado por

Publicado em