A lista

por Luis Borges 20 de janeiro de 2016   Música na conjuntura

Como está sua lista de promessas para 2016? Neste dia 20 de janeiro você já começou a se mexer para realizar os desejos expressos após a virada?

Não é fácil mudar. Entender as causas fundamentais desse processo que resulta nos baixos índices de mudança é um desafio para quem quer transformar o próprio jeito de ser e agir. E nem sempre o tempo está a nosso favor. Muitas vezes ele nos surpreende, inclusive de maneira triste.

Conversei com um amigo por telefone na noite do 1 de janeiro. Ele começou a conversa dizendo que perdera uma pessoa querida justo naquele dia. Realçou a ironia do destino, que levou para outro plano o seu amigo de apenas 59 anos, surpreendido por um infarto agudo do miocárdio. O lamento calou mais fundo porque os dois se encontraram três dias antes numa confraternização e, entre uma latinha e outra de cerveja, o amigo verbalizou uma pequena lista de mudanças que faria em sua vida em 2016. Dela constava o item “cuidar melhor da saúde”, que começaria por um check-up ainda antes do Carnaval. Ele também reduziria a quantidade de bebidas alcoólicas ingeridas, que só consumiria no fim de semana. Caminharia 30 minutos diariamente, “fecharia a boca” diante dos alimentos com alto índice calórico, largaria o tabaco. E se encontraria pessoalmente com os melhores amigos ao menos duas vezes por ano.

Reflexão

Os 366 dias deste ano já se transformaram em 346 e o ano novo já vai deixando de ser tão novo assim. O que pensar e o que fazer com tantas listas carregadas de muitas intenções e poucos gestos para demonstrar que o querer é verdadeiro?

A trilha sonora que sugiro é a música A Lista, de Oswaldo Montenegro. Composta em 1999, traz um pouco de inspiração para avaliarmos metas que porventura tenhamos feito e perceber o que efetivamente pode e vai ser realizado em função do tempo que ainda temos. E, quem sabe, até mesmo concluir que determinados itens destas listas já não têm sentido hoje, enquanto outras necessidades surgem em função das mudanças no curso da nossa história.

A Lista
Fonte: Letras.mus.br

Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais

Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar!
Quantos amores jurados pra sempre
Quantos você conseguiu preservar...

Onde você ainda se reconhece
Na foto passada ou no espelho de agora?
Hoje é do jeito que achou que seria
Quantos amigos você jogou fora?

Quantos mistérios que você sondava
Quantos você conseguiu entender?
Quantos segredos que você guardava
Hoje são bobos ninguém quer saber?

Quantas mentiras você condenava?
Quantas você teve que cometer?
Quantos defeitos sanados com o tempo
Eram o melhor que havia em você?

Quantas canções que você não cantava
Hoje assovia pra sobreviver?
Quantas pessoas que você amava
Hoje acredita que amam você?
  Comentários

Publicado por

Publicado em