A vida grita por socorro
por Benício Rocha
Se alguém disser que arapuca na esquina diminui a violência, não discuta, pegue barbante, caixa de sapato e, improvisado, corra pra lá!
A vida grita por socorro!
Quase todos os dias lemos ou ouvimos notícias de abusos contra crianças e idosos, de roubos, de assaltos, de assassinatos. E vemos um motoqueiro estendido no chão.
Quase nos acostumamos com a normalidade dessa aberração.
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública tornou público seu Anuário informando que, em 2013, o número de assassinados no Brasil chegou a 53.646 mortes! Só em Minas, 4.458!
O trânsito nacional fez sua parte ao matar mais de 60 mil pessoas, por ano, e deixar 600 mil inválidos!
Resumindo, a violência mata mais de 110 mil brasileiros por ano!
E só 3% dos homicídios acabam com a condenação do assassino, liberto em pouco tempo.
No dia 10.11.14 o jornal “O Estado de São Paulo” contou que 81% dos brasileiros concordam que é fácil desobedecer a lei. E que 57% de nós temos poucos motivos para obedecer a tal de lei.
Num quadro assim, vemos como razoável a informação de que apenas 32% da população acredita no Judiciário, que é o Poder da República mais bem avaliado, seguido pelo Executivo com 31% e o Legislativo com 17%…
E as datas pretéritas das informações não desatualizam a realidade. Infelizmente.
Como o exemplo que vem de cima é péssimo, a realidade embaixo é horripilante!!!
Sonho com o dia em que o cidadão buscará a mudança dessa realidade. E, para isso, acredito na eficácia da Polícia Comunitária e na necessidade de surgimento, motivação, manutenção e crescimento da Rede de Vizinhos (Condomínios, Empresas…) Protegidos.
Somente o envolvimento direto do cidadão mudará nossa realidade nacional.
O mal constrói arapucas contra nós. Mas nossa união pode destruí-las!
Benício Rocha é caratinguense, mineiro da gema, amante da boa prosa, sócio da MGerais Seguros e aprendiz de servo do Senhor.