Música na conjuntura – O cai cai das edificações

por Luis Borges 8 de julho de 2014   Música na conjuntura

O lugar conhecido apenas como um bairro de Belo Horizonte, hoje, era sinônimo de tragédia em 1971. Gameleira. O Pavilhão de Exposições desabou, 69 morreram, 50 ficaram feridos. O artigo na Wikipedia dá uma ideia do que foi.

Tragédia da Gameleira
Em 4 de fevereiro de 1971, morreram 692 operários e 50 ficaram feridos no desabamento do Pavilhão de Exposições da Gameleira, tido como o maior acidente da construção civil brasileira. Israel Pinheiro era o governador de Minas Gerais à época da tragédia. Centenas de operários trabalhavam em ritmo acelerado para concluir a obra, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com cálculos do engenheiro Joaquim Cardozo – dupla responsável pelo conjunto arquitetônico da Pampulha e pelo Conjunto JK, em Belo Horizonte, bem por diversos projetos de Brasília – e executada pela Sergen – Serviços Gerais de Engenharia S.A. 3
Pinheiro tinha pressa, segundo testemunho de sobreviventes e jornalistas, pois pretendia entregar a obra antes do término de seu mandato, em 15 de março daquele ano. Ignorando a opinião de operários, que alertaram os engenheiros sobre fissuras e estalos nos alicerces, foi dada ordem para a retirada das vigas de sustentação. A estrutura desabou. Além das vítimas contabilizadas, há ainda a suspeita de que muitos outros operários ficaram soterrados e seus corpos nunca foram encontrados[carece de fontes].
O regime militar, então no auge, tentou minimizar o desabamento. O governo estadual e a Sergen se eximiram da responsabilidade pela tragédia, que causou grande comoção popular. Israel Pinheiro havia estado no local da obra no dia anterior. Apesar de ter criado um órgão especialmente para fiscalizar a construção, o Estado não cumpriu o seu papel. O pedido de indenização para vítimas e familiares só foi ajuizado em 1984, e até hoje corre na Justiça.

Dois anos depois, em 73, o cantor e compositor Juca Chaves usou da ironia na música Demolição, que continua bastante atual. A autora do vídeo abaixo, inclusive, escolheu diversas situações em que a música se encaixaria.

Letra – Demolição (Juca Chaves)

Cai cai, cai cai
outra construção civil
realmente ninguém segura
a arquitetura do Brasil.

No fim da semana passada, caiu praticamente intacto o Viaduto Guararapes, na Av. Pedro I, em Belo Horizonte. Depois de um imbróglio na justiça, a Prefeitura começou a demolição da estrutura, preservando uma pequena área para a realização de perícias onde aconteceu o afundamento do solo.

Mais duro que lidar com as perdas foi ter que ouvir o prefeito de Belo Horizonte dizer que acidentes acontecem, ao mesmo tempo em que mais uma vez se esquecia de que gestão é o que todos precisam, a começar pela prefeitura da capital mineira. Os fatos não deixam de existir mesmo quando se tenta negá-los, ignorá-los ou não assumi-los.

  Comentários

Publicado por

Publicado em